Terça, 23

Última Atualização:02:58:52 PM

A vida dos idosos no Brasil

A vida dos idosos no Brasil

A população brasileira está envelhecendo em um ritmo mais rápido do que a maioria dos países. O estudo mais recente da Organização Mundial da Saúde mostra que o número de brasileiros com mais de 60 anos vai dobrar nas próximas décadas.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, atualmente, existem cerca de 21 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o que representa, aproximadamente, 11% do total da população brasileira. E, em 2025, a estimativa é que o Brasil tenha aproximadamente 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade, alcançando a sexta colocação no ranking mundial de países mais longevos. A expectativa é que, para cada grupo de 100 jovens menores de 15 anos, haverá mais de 50 adultos com 65 anos ou mais.

a vida dos idosos no Brasil 1

Embora esses dados mostrem que deve-se ter uma maior preocupação com essa faixa etária, na realidade isso não ocorre. O descaso com a população no país faz com que nós mesmos tenhamos que buscar melhorias através de serviços privados, como cuidadores particulares, planos de saúde, atividades extras (dança, caminhada, artesanatos, entre outros).

Sendo assim, a Organização Mundial de Saúde recomenda que os governos realinhem os serviços de saúde para atender os idosos e deem apoio às famílias que cuidam de pessoas com mais de 80 anos e que toda a sociedade tenha projetos de participação para os maiores de 60, combatendo o isolamento e a solidão.

a vida dos idosos no Brasil 7

Com isso, nas atuais circunstâncias, mesmo após a aposentadoria, muitos idosos necessitam continuar trabalhando para sobreviver, afinal os custos nessa idade são altos, e a tendência é que a situação piore com o passar do tempo. Então é importante que comecemos a cuidar da nossa saúde desde cedo.

a vida dos idosos no Brasil 9

A palavra “cuidado” deriva do latim “cogitare”, que significa imaginar, pensar, refletir, ter cuidado consigo mesmo e com sua saúde e sua aparência. Refere-se a atenção, proteção, preocupação, cautela, zelo, responsabilidade, atitudes e sentimentos que podem levar a uma relação entre as pessoas, isto é, a práticas e ações sociais, comandadas por representações simbólicas acerca da solidariedade.

a vida dos idosos no Brasil 6

É importante ressaltar que nem sempre as famílias atuando isoladamente conseguem dar conta dos desafios gerados pelas circunstâncias do cuidado e, assim, seria ideal que pudessem contar com ajuda de profissionais especializados que as assessorassem na tarefa de cuidar, visando a melhoria da qualidade do cuidado à pessoa idosa e ao bem-estar do cuidador.

Mensagem Importante

comment warning_48

SOLICITE JÁ SEU CATÃO DA ASSOCIAÇÃO

FONE: (51) 3059-3095 ou 3059-4342
Rua Fioravante Milanez , 68 Salas 301 e 303 -- Centro de Canoas RS

 

Você está aqui: Home Notícias A vida dos idosos no Brasil