Confirmada a antecipação do 13º salário dos aposentados!
O Diário Oficial da União (DOU) publicou no último dia 18.03, decreto que autoriza a antecipação do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O pagamento será feito em duas parcelas e cerca de 30,5 milhões de beneficiários do INSS receberão a antecipação.
De acordo com o decreto, a primeira corresponderá a 50% sobre o valor do benefício e será paga entre 25 de abril e 6 de maio, junto com as aposentadorias e pensões da competência do mesmo mês. A segunda parcela será paga de 25 de maio e 7 de junho, com valor correspondente entre a diferença dos 50% antecipados e o total do abono anual.
O segurado que passou a receber o benefício depois de janeiro terá o valor calculado proporcionalmente ao início do pagamento do benefício.
Os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício.
Em qual parcela vem o desconto do Imposto de Renda?
O desconto do valor devido do imposto de renda vem na segunda parcela.
As famílias que recebem o Auxílio Brasil ou outro tipo de benefício assistencial, por lei, não têm direito ao décimo terceiro salário.
Central de atendimento por telefone, no número 135: é possível fazer a consulta a respeito do benefício do INSS.
Ao ligar, é necessário informar o número do CPF e confirmar informações cadastrais, pois essa é uma forma a evitar fraudes.
O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Na internet, o segurado pode acessar o site Meu INSS: na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” para ter acesso aos detalhes sobre o pagamento do benefício.
Pelo aplicativo Meu INSS: disponível para Android e iOS (iPhone).
É necessário fazer o login pela plataforma Gov.br para que os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serem listados.
FONTE: Agencia Brasil | EBC | GZH